Arte
- jackieandthecityii
- 8 de fev. de 2016
- 1 min de leitura
Herend porcelanas


Na cidade de Herend, próximo ao Lago Balaton, em 1839, Mór Fischer começou a fabricação das peças de porcelana.
Em 1851, em uma exposição em Londres, a Herend ganhou um prêmio e desde então passou a ser muito procurada por nobres e aristocratas.
A Herend é a fábrica com o maior número de ceramistas de toda a Europa. É vendida em cerca de 60 países espalhados pelo mundo todo. Mas a Herend também fabrica produtos exclusivos que só podem ser encontrados num determinado país. Na Hungria, a empresa tem 10 lojas próprias, três destas em Budapeste e a maior em Herend.

A marca no verso das peças
Desde a fundação da fábrica, em 1826, mais de 60 marcas foram usadas, incluindo aquelas feitas para ocasiões especiais. A marca atual, utilizada desde os anos 60, reproduz as iniciais HP (Herend Porcelain) sobre o Brasão de Armas da República da Hungria. Abaixo da marca estão escritos: o número do produto, o nome da decoração e a data (mês e ano) de fabricação. Na linha seguinte figura o código do pintor (máximo de três dígitos), identificando o artesão que realizou a peça.

A Herend pertence à categoria das porcelanas pintadas à mão, técnica essa cada vez mais rara hoje em dia. Além disso, uma das características da Herend é a grande variedade de padrões orientais. Embora tenha inúmeras peças neste estilo, poderíamos dizer que mesmo os padrões Europeus denotam uma forte influência Chinesa e Japonesa. A explicação para isso pode estar nas raízes asiáticas dos Húngaros, bem como no fato de que essa era a moda.


Cerâmica Habán



Comments